201507.01
1

Parlamentarismo X Presidencialismo: Debate no Radioatividade

No Radioatividade desta quarta-feira (01), Madeleine Lacsko e Thiago Uberreich ouviram grandes nomes sobre a disputa entre o regime parlamentarista e presidencialista, que não é de hoje.

O professor Marco Antônio Villa foi convidado a participar da conversa.

Além do historiador, os senadores José Serra (PSDB) e Delcídio do Amaral (PT) também participaram do programa. Serra prefere o parlamentarismo, já Delcídio defende o presidencialismo. Ouça o que eles disseram:

O advogado Anderson Pomini é especialista em direito eleitoral e explicou o que aconteceria se o parlamentarismo fosse implantado no Brasil.

Em 1993, houve no Brasil o plebiscito para determinar o sistema político de governo do país. Aos 21 de abril de, após a redemocratização do Brasil, uma emenda da Constituição determinava a realização do plebiscito para os eleitores decidirem entre o regime republicano ou monarquista, controlado por um sistema parlamentarista ou presidencialista.

O regime republicano e o sistema presidencialista obtiveram a maioria dos votos. Mesmo com grandes propagandas veiculadas pelo rádio e pela televisão, a participação da população foi pequena, apenas 74,3% foram às urnas, mesmo com o voto sendo obrigatório.